OLA!!! SEJAM BEM VINDOS

O Grupo de jovens AMA, é composto por 11 participantes: professor Heider Costa como assessor, os alunos do II ciclo - das respectivas séries 5ª e 6ª, Hairan - Coordenador, João Vitor, Bruna, Gustavo, Hérika, Gabriel Simão - Coordenador, Bruno, Thainá e Charles - Coordenador.

Temos como ponto chave para o bom andamento de nossas atividades, o dinamismo, a participação e a atenção aos problemas relacionados ao meio ambiente.

Sonhamos alto, temos muitos projetos e precisamos de parceiros para essa causa.

Quer ser um amigo do meio ambiente? então participe do nosso blog com sugestões de notícias para a atualização diária e divulgue entre professores, amigos e grupos que tenham o mesmo propósitos.

VENHAM, CONTAMOS COM VOCÊS!!!

domingo, 16 de maio de 2010

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

O QUE PODEMOS FAZER?

    Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação.
    Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenasnegociações podem ser exemplos disso.
    Há outros componentes que vêm se juntar à escola nessa tarefa: a sociedade é responsável pelo processo como um todo, mas os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem especial influência sobre as crianças.
    No que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no
reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais.
    O rádio, a TV e a imprensa, por outro lado, constituem a grande fonte de informações que a maioria das crianças e das famílias possui sobre o meio ambiente. Embora muitas vezes aborde o assunto de forma superficial ou equivocada, a mídia vem tratando de questões ambientais. Notícias de TV e de rádio, de jornais e revistas, programas especiais tratando de questões relacionadas ao meio ambiente têm sido cada vez mais freqüentes.
    Paralelamente, existe o discurso veiculado pelos mesmos meios de comunicação que propõe uma idéia de desenvolvimento que não raro conflita com a idéia de respeito ao meio ambiente. São propostos e estimulados valores insustentáveis de consumismo, desperdício, violência, egoísmo, desrespeito, preconceito, irresponsabilidade e tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore com a divulgação do nosso blog!!!!